Áudio: PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação na ação penal da trama golpista
Decisão também resultou em medidas contra o pastor Silas Malafaia no início da noite desta quarta-feira (20)

Foto: Marcos Corrêa/PR
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação a autoridades responsáveis pela ação penal relacionada ao golpe de Estado. A decisão também resultou em medidas contra o pastor Silas Malafaia no início da noite desta quarta-feira (20).
Durante as investigações, a PF viu elementos de que o ex-presidente e o deputado licenciado buscaram atrapalhar o processo do golpe, no qual Jair Bolsonaro é réu. Buscas e apreensões também foram feitas contra Malafaia, que aparece nas investigações sobre coação a autoridades, apesar do pastor não ser indiciado.
No relatório, a PF informou que foram extraídos áudios e mensagens com Malafaia e Eduardo Bolsonaro do celular do ex-presidente, que haviam sido apagados. Segundo o documento, o material demonstra que Jair Bolsonaro fez "intensa produção e propagação de mensagens destinadas às redes sociais, em afronta à medida cautelar anteriormente imposta".
Um dos áudios incluídos no relatório e divulgado na íntegra pelo Metrópoles, revelou críticas de Malafaia sobre a postura de Eduardo em discursos considerados nacionalistas. O pastor cita à Bolsonaro que chegou até a repreender o deputado federal.
"Toda a rombada que o Trump deu no mundo é sobre economia. Com o Brasil, é sobre você, cara. A faca e o queijo tá na sua mão, cacete. E não podemos perder isso. E vem teu filho babaca falar merda, dando discurso nacionalista, que sei que você não é a favor disso. Dei-lhe um esporro, cara. Mandei um áudio para ele de arrombar. E disse: 'a próxima que tu fizer, gravo um vídeo e te arrebento', falei para o Eduardo. Vai para o meio de um cacete, pô", conversou Malafaia a Bolsonaro.
Jair Bolsonaro se encontra em prisão domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), imposta após o magistrado apontar as tentativas de coação no processo. Já no caso em que o ex-presidente já é réu, o julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado está marcado para começar no dia 2 de setembro.
Escute o áudio de Silas Malafaia para o ex-presidente Jair Bolsonaro: